Como recuperar uma foto excluída por engano em seu telefone

Certamente não é a primeira vez que você vê suas fotos antigas ou recebe uma notificação do sistema para limpar arquivos antigos. Sem prestar muita atenção, clicamos em “limpar” e, de repente, aquela foto maravilhosa de 2 anos atrás desapareceu.

Se você é um usuário de PC, deve saber que existem softwares para recuperar arquivos excluídos por engano, mesmo no início esses arquivos permanecem na lixeira. Existe algo semelhante para smartphones? Aqui, mostraremos a maneira mais fácil de recuperar esses arquivos no seu telefone Android e no iOS (iPhone).

Como recuperar o arquivo no Android

Você provavelmente tem um sistema operacional Android, pois eles são os mais comuns e, portanto, onde a maioria dos arquivos são excluídos por engano. Como esse erro era bastante comum, muitos fabricantes adicionaram seu próprio aplicativo que funciona como uma lixeira. Você já deve ter visto soluções para esse tipo de erro em seu Samsung, LG ou Huawei.

Em geral, todas as versões que usam o Google Fotos como galeria, já possuem esse recurso por padrão.

A primeira coisa que faremos antes de começar a baixar aplicativos desnecessários é dar uma olhada no aplicativo de galeria do seu telefone para ver se você tem sorte e já tem esse tipo de backup.

Se houver uma opção chamada “Lixo” … BINGO! Problema resolvido.

Caso contrário, não se preocupe, teremos que usar um aplicativo de terceiros para fazer o nosso trabalho sujo, mas isso não significa que não possamos recuperar as fotos.

READ
Você gostava de saber quem vê seu perfil do WhatsApp?

Pode haver 2 cenários diferentes, você pode ter seu telefone enraizado ou NÃO enraizado (com ou sem acesso ao sistema de arquivos Android)

Caso em que NÃO o tenhamos enraizado (SEM ROOT)

Este é o caso mais comum, pois é raro que o usuário “médio” tenha que fazer o root em seu dispositivo. Neste caso, você não poderá recuperar o conteúdo original do mesmo, mas sim sua miniatura (versão reduzida).

Um dos aplicativos mais conhecidos para essa tarefa é o DiskDigger. É muito simples de usar; basta dar-lhe permissões e ele vai analisar toda a memória do telefone. Todas as suas fotos aparecerão (excluídas ou não). Simplesmente escolheremos aqueles que queremos restaurar e pronto. Observe que existe uma versão paga que permitirá que você recupere as imagens em seus tamanhos originais.

Caso em que o tenhamos enraizado (COM ROOT)

Caso você já tenha feito o root em seu telefone anteriormente, pode realizar uma verificação ainda mais profunda e encontrar arquivos excluídos muito antes. Fazer o root no telefone envolve certos riscos, portanto, recomendamos que você tenha certeza antes de continuar.

Estaremos usando o DiskDigger neste caso também, mas desta vez daremos a ele permissões de superusuário (root), então escolheremos qual parte do disco queremos analisar e faremos a varredura.

Da mesma forma, escolheremos o arquivo que queremos restaurar e o software irá restaurá-lo em nossa pasta.

READ
Top antivirus para proteger seu celular

A versão premium do programa, neste caso, não se limitará a arquivos multimídia, permitindo-nos recuperar arquivos de todo tipo.

Como recuperar arquivos em um iPhone (iOS)

Em iPhones, esse processo é muito mais fácil, pois o próprio iOS com seu aplicativo Fotos tem sua própria lixeira, onde mantém cópias de todos os arquivos por um mês.

Para localizar esta lixeira, basta ir em “Álbuns”, “Outros álbuns”, “Excluídos” e lá você pode ver seus arquivos excluídos.

Em seguida, escolheremos os arquivos que apagamos por engano e, por fim, clicaremos em “Restaurar”.

Caso você não os encontre neste lixo, existe uma última opção que você pode tentar que consiste em encontrá-los em um backup anterior.

Nesse caso, clique em “Ajustes” no iPhone, clique no seu nome na parte superior e, ao selecionar iCloud, veremos se uma cópia de suas fotos foi realmente salva.

Nesse caso, tudo o que precisamos fazer é ir a um computador desktop, fazer login com nosso ID Apple e ver se ele foi carregado para este serviço.

Antecipe surpresas no futuro

Se você conseguiu recuperar as fotos perdidas … não se arrisque de novo! Evite situações desagradáveis ​​fazendo backups a cada poucos dias por meio de um dos serviços que descrevemos a seguir:

  • Backup em nuvem: vários serviços de backup em nuvem estão disponíveis. Inclusive do Google e da Apple, como Google Fotos e iCloud, além de outros externos, os backups na nuvem permitem que você não se preocupe e deixe o próprio aparelho gerenciar quando e como fazer aquele upload de forma inteligente. Mas cuidado, já sabemos que tudo na nuvem pode se tornar “público” a qualquer momento se houver uma violação de segurança (como roubo de senha). Se tivermos fotos comprometidas ou outro conteúdo, provavelmente é melhor usar uma abordagem mais “analógica” na forma de uma cópia física.
  • Backup físico: A maneira mais segura é ter todos os seus arquivos em outro dispositivo ou disco rígido em sua própria casa. Tem a desvantagem de ter que se preocupar com o espaço e a manutenção desses dados específicos, mas em troca, você terá a garantia de que seus dados não serão transferidos em nenhum caso a terceiros. Para isso, vamos simplesmente conectar nosso dispositivo a um computador desktop e fazer uma cópia dos arquivos a serem salvos, ou através do iTunes, se você tiver um iPhone.
READ
Erika Eleniak: What Is The Baywatch Actress Up To Now?

Como você deve ter percebido, perder uma foto não é algo que possa ser considerado uma tragédia, já que existem várias alternativas para recuperá-la. Obviamente, não é o mesmo para fotos pessoais, como as do seu casamento ou necessárias para o trabalho, por isso recomendamos que você faça uso das informações contidas neste artigo.