Dicas e truques para dispositivos Android

O sistema operacional Android desenvolvido pelo Google é baseado no ‘kernel Linux’, um software de código aberto. A empresa Android Inc foi adquirida pela Google em 2005 e em apenas dois anos foi lançado o SO Android, em 2007. É de salientar que entre os dispositivos que utilizam este sistema existem muitas funções ocultas ou algumas que foram essencialmente esquecidas. Os usuários que estão começando no universo Android podem aproveitar essas vantagens para descobrir novos atalhos e truques para obter o máximo de seu dispositivo.

Voltar para o aplicativo anterior

Um dos dilemas que geralmente afeta muitos usuários é ter que retornar à tela inicial para entrar no aplicativo usado anteriormente. Diante desse problema, o Android possui uma combinação de teclas para retornar automaticamente a esse aplicativo. O usuário deve apenas clicar duas vezes na tecla ‘Recente’, para que o dispositivo retorne ao aplicativo usado anteriormente.

Acesse a câmera rapidamente

Às vezes, enfrentamos momentos em que a velocidade de acesso à câmera pode determinar o acabamento de nossa foto. O normal na sociedade Android é desbloquear o aparelho e acessar manualmente a câmera, mas existe uma forma mais rápida e eficiente, clicando duas vezes no botão liga / desliga. Para esta opção, o usuário deve ir até as configurações. Após este passo tem que ir até a opção ‘Gestos’ e selecionar a preferência de ‘Acesso rápido à Câmera’.

Amplie qualquer tela

Uma das funções mais esquecidas costuma ser a possibilidade de fazer zoom em qualquer tela do nosso aparelho. Este recurso deve ser ativado pelos usuários nas configurações, especificamente na seção ‘Acessibilidade’, com a preferência ‘Ampliação’. Após esta primeira etapa, o usuário só terá que fazer um toque com três dedos em qualquer tela para ativar o ‘Ampliar com toque triplo’.

Hard Reset

Há momentos em que nosso dispositivo está completamente bloqueado e não podemos desligá-lo normalmente. Diante dessa situação, é bom saber que podemos realizar um desligamento forçado do dispositivo por meio de uma combinação de teclas. Deve-se observar que, para reiniciar o dispositivo, o usuário deve pressionar os botões liga / desliga e diminuir volume ao mesmo tempo por alguns segundos.

READ
Como instalar o WhatsApp sem Google Play

Assistir ao celular na televisão

Este recurso é possível graças a outros dispositivos, como os conhecidos ‘Chromecast’, ‘Google home’ ou dispositivos certificados pelo Miracast. Ao solicitar a projeção de algum material em uma tela, o usuário deve apenas acessar as configurações rápidas, para pressionar ‘Enviar’ e escolher o dispositivo no qual deseja projetar essa informação. Deve-se observar que algumas TVs requerem confirmação por meio do controle remoto. Além disso, é aconselhável aproveitar a opção paisagem para visualizar o conteúdo com melhores proporções.

Uso de múltiplas janelas

Em muitas ocasiões, tivemos que manter duas janelas ou aplicativos abertos ao mesmo tempo, mas poucos sabem como ativar esta opção. O único requisito é que um dos dois aplicativos deve permanecer aberto para usar o modo de janela múltipla. Além disso, as etapas a seguir para usar esta função são muito simples.

  • Primeiro, você deve abrir um dos dois aplicativos que deseja ter no modo de múltiplas janelas.
  • A próxima etapa será pressionar ou executar o gesto necessário para ver os aplicativos que você abriu no dispositivo.
  • Uma vez dentro deste menu de aplicativos ativos, você deve pressionar e segurar a janela do aplicativo que deseja manter em uma janela múltipla.
  • Após alguns segundos, um menu suspenso aparecerá com a opção de ‘Tela dividida’.
  • Por fim, o aplicativo da primeira etapa ficará na parte superior da tela, enquanto o último selecionado ficará na parte inferior.

Verifique a porcentagem da bateria

Os consumidores atuais de tecnologia estão constantemente cientes da porcentagem da bateria dos dispositivos, gestos que quase se tornaram uma verdadeira obsessão. Podemos ter dois casos, pessoas que não podem sair de casa se o seu aparelho não tiver 100% de autonomia, e outras que estão sempre carregando.

READ
Como recuperar uma foto excluída por engano em seu telefone

Felizmente, existem opções que permitem ao usuário saber exatamente a porcentagem específica de bateria restante no dispositivo. Além disso, a ativação dessa configuração é muito simples. Como primeira etapa, o usuário deve acessar as configurações do dispositivo, onde deverá procurar a opção ‘Bateria’. Por fim, deve-se marcar ou ativar a caixa que permite mostrar sempre a porcentagem na tela.

Mudar TAMANHO DA FONTE

Há momentos em que nossos olhos pedem uma pausa e até mesmo quando precisam de instalações para nossa saúde. Por outro lado, deve-se considerar que existem usuários que já apresentam problemas de visão, portanto, ter a opção de aumentar o tamanho da fonte é uma grande vantagem. Deve ser destacado que graças a esta função você pode aumentar o tamanho das letras que aparecem em nosso dispositivo.

Como primeiro passo a seguir, o usuário deve acessar as configurações de seu dispositivo Android.
Uma vez nesta seção, você deve selecionar a opção ‘Tela’.
Depois disso, o usuário deverá clicar na preferência ‘Avançado’.
Finalmente, o único passo que resta será selecionar a opção ‘Tamanho da fonte’ e escolher o tamanho que você preferir

Uso de motores de busca internos

Recurso do sistema operacional Android, versão Um, o usuário pode procurá-lo em apps ou até mesmo nas configurações do aparelho. Especificamente, essa função facilita a busca de termos, escrevendo-os diretamente no mecanismo de busca oferecido na parte superior. Acima de tudo, destaca-se no menu de configurações, pois salva a navegação do usuário na tentativa de encontrar uma preferência específica.

Tema claro ou escuro?

Em relação ao design e à estética, não é ruim saber que o Android pode alternar entre um tema claro e escuro. Normalmente, o dispositivo acomoda automaticamente o tema de acordo com o papel de parede determinado pelo usuário. Isso geralmente se aplica à interface do dispositivo e à barra de notificação, além disso, esta ação também pode ser feita manualmente.

  • Como primeira etapa, o usuário deve entrar no menu de configurações.
  • Uma vez lá, você terá que clicar na opção ‘Tela’ e entrar nas preferências ‘Avançadas’.
  • Finalmente, você deve ir para ‘Tema do dispositivo’ e escolher entre os dois temas possíveis, claro ou escuro.
READ
Você gostava de saber quem vê seu perfil do WhatsApp?

Economia de bateria inteligente

O sistema de bateria inteligente que o Android OS incorpora acaba sendo um bom aliado para economizar bateria. Isso analisa especificamente nossos padrões de uso até o último detalhe e os otimiza para produzir maior economia de autonomia. Além disso, no caso de não ter esta função ativada por padrão, é necessário saber onde e como ela pode ser acessada.

  • O usuário deve acessar as configurações do dispositivo normalmente.
  • Dentre todas as opções disponíveis nestas, você deve procurar aquela conhecida como ‘Bateria’.
  • Por fim, devemos apenas ativar a preferência ‘Bateria inteligente’, e nosso dispositivo se encarregará automaticamente de analisar nossos padrões de uso.

Crie backups automáticos

Em certos momentos específicos, é aconselhável fazer backups dos dados do nosso dispositivo. Se não quisermos criá-los manualmente, existe uma função que nos permite ativar os backups automáticos. Deve ser destacado que os passos a seguir para configurar nosso dispositivo com esta preferência são muito simples.

  • A primeira das etapas será acessar as configurações.
  • Em uma segunda etapa, o usuário deve ir até a opção ‘Sistema’ e acessar ‘Backup’.
  • Uma vez nesta preferência, você pode ativá-la e escolher a conta para fazer as cópias de segurança.
  • Por fim, uma vez concluídas essas etapas, só será necessário configurar quais dados deseja incluir no backup.